Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

Um “pulo” na Evolução

Voltando da igreja certo domingo fui assediada na frente da minha mãe em um ônibus (incrivelmente) vazio. Estaria eu usando uma saia curta?(Vindo da igreja? Não, estava de calça...) Estaria eu com um comportamento “não de acordo” com as regras da sociedade? (Por que eu faria uma coisa dessas sentada ao lado de minha mãe? Não!) Aí eu me pergunto: os homens realmente se acham no direito de assediar, molestar, estuprar, forçar a mulher a fazer algo que ela não quer só por que elas usam tal roupa ou possuem tal comportamento? As pessoas realmente acham que a mulher pede qualquer uma dessas coisas sem ao menos ter abrido a boca e dito “me pegue” (ou me agarre ou passe a mão em mim, ou o que mais sua imaginação permitir)?!
Fico aqui, me perguntando, se desde que o mundo é mundo as coisas são assim, ou se, na época do meu ancestral comum ao do macaco, não era o setor feminino que mandava no pedaço (pausa pra eu pegar meu ‘Livro de Ouro da Evolução’ e contar uma história pra vocês)...
Então, a política sexual dos chimpanzés é bem violenta: a sociedade é tão patriarcal que os chimpanzés machos batem nas fêmeas para obriga-las a fazer sexo com eles, já na sociedade dos bonobos (outro parente nosso, que é conhecido também por chimpanzé-pigmeu) as fêmeas é que dominam. Elas comem primeiro, enquanto os machos esperam sua vez, se um macho tenta atacar uma fêmea um bando de outras fêmeas com certeza se rebelariam contra ele. Ok, não vou entrar em mais detalhes por que as fêmeas bonobo são bem sexualmente ativas, talvez a sociedade se choque com o resto das informações que li (quem quiser saber mais, é só procurar “O Livro de Ouro da Evolução”, do Carl Zimmer).
Será que a gente evoluiu pro lado errado da moeda? Ou será que tem é muito homem por aí com a mentalidade de chimpanzé? (Que me desculpem os chimpanzés, por que eu sei que tem homem bem mais irracional andando solto por aí).
Mas, voltando à minha história, seja num ônibus lotado (ou vazio, no meu caso) ou no metrô, ou na balada, numa festa, numa praça, ou em qualquer lugar que seja, mulher nenhuma devia ouvir que merece ser estrupada, ou violada, ou assediada, e que estava pedindo pra ser passada a mão por que usava saia curta ou decote. É um pensamento retrógrado, sexista, e eu diria até violento, ridículo. Não preciso usar burca pra ser respeitada, preciso de respeito pra usar a roupa que eu quiser, no lugar que eu quiser, com a liberdade que eu mereço.

OBS: Decidi não colocar música, mas um vídeo (abaixo) pra vocês refletirem (no começo tá ruimzinho, mas depois normaliza, tá?).